SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4First chromosome data on Steindachneridion doceanum (Siluriformes: Pimelodidae): a critically endangered catfish endemic of the Doce River basin, BrazilMetaplasia in swim bladder epithelium of the endangered annual fish Austrolebias nigrofasciatus (Cyprinodontiformes: Rivulidae) results in inadequate swimming and delayed growth índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Neotropical Ichthyology

versão impressa ISSN 1679-6225versão On-line ISSN 1982-0224

Resumo

BENEDITO, Evanilde; SANTANA, Ana Rute A.  e  WERTH, Martin. Divergence in energy sources for Prochilodus lineatus (Characiformes: Prochilodontidae) in Neotropical floodplains. Neotrop. ichthyol. [online]. 2018, vol.16, n.4, e160130.  Epub 08-Nov-2018. ISSN 1982-0224.  https://doi.org/10.1590/1982-0224-20160130.

A variabilidade isotópica e as contribuições autóctones (biomassa microbiana do sedimento, fitoplâncton e perifíton) e alóctone (biomassa microbiana do solo) assim como as principais fontes de carbono para o peixe detritívoro Prochilodus lineatus foram investigadas em três diferentes ambientes, da planície de inundação do alto rio Paraná. A composição isotópica das fontes de carbono e dos consumidores variaram significativamente entre os ambientes estudados, e os recursos alóctones, representados pelo fitoplâncton, foram os mais utilizados pela espécie, seguido pelo perifíton e biomassa do sedimento microbiano. A espécie utilizou fontes de carbono distintas em cada ambiente. Este estudo sugere que características inerentes a cada ambiente, assim como o tamanho do ambiente, o período de seca, ações antropogênicas e produtividade do fitoplâncton favorecem o uso dos recursos alóctones pela espécie estudada. Portanto, estudos na planície de inundação devem empregar uma abordagem eco-hidrológicas que quantifique a magnitude dos subsídios energéticos, bem como as vias energéticas aos consumidores, o conhecimento acerca da seletividade das espécies de detritívoros e o efeito dos diferentes usos da terra.

Palavras-chave : Ecossistemas aquáticos; Fontes de carbono; Isótopos estáveis; Matéria orgânica; Peixes.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )