SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Variation in the structure of the ichthyoplankton community in the lower Paraíba do Sul RiverSeasonal and longitudinal variation in fish assemblage structure along an unregulated stretch of the Middle Uruguay River índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Neotropical Ichthyology

versão impressa ISSN 1679-6225versão On-line ISSN 1982-0224

Resumo

RAPP-PY-DANIEL, Lúcia et al. A new species of Paralithoxus (Siluriformes: Loricariidae: Ancistrini) from the highlands of Serra da Mocidade, Roraima State, Brazilian Amazon. Neotrop. ichthyol. [online]. 2019, vol.17, n.4, e190041.  Epub 02-Dez-2019. ISSN 1982-0224.  https://doi.org/10.1590/1982-0224-20190041.

Uma nova espécie de Paralithoxus é descrita do rio Ajarani, um pequeno tributário da bacia do rio Branco, Estado de Roraima, Amazônia Brasileira. O gênero Paralithoxus é composto por espécies descritas para as drenagens do Essequibo na Guiana, Approuague e Maroni na Guiana Francesa, rio Suriname no Suriname, e mais recentemente, para os rios Jari e Amapá, no Brasil. Apesar de ocorrer em pequenos riachos com fundo rochoso e correnteza forte como o restante dos representantes de Paralithoxus, esta é a primeira espécie do gênero coletada a 900 m de altitude, na Serra da Mocidade, uma pequena cadeia de montanhas localizada em uma área isolada e de difícil acesso na porção sul do Escudo das Guianas. A nova espécie distingue-se de suas congêneres pela presença de dentes truncados, pelo padrão de coloração com manchas verde claras sobre fundo oliva-marrom escuro, alternando manchas claras e escuras nas nadadeiras e pelo comprimento relativo da nadadeira pélvica igual ou maior que o comprimento da nadadeira peitoral. O dimorfismo sexual da espécie é descrito. Comentários sobre a morfologia e osteologia da espécie são feitos e comparados com suas congêneres.

Palavras-chave : Bacia do rio Branco; Morfologia; Osteologia; Peixes de altitude; Taxonomia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )