SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2High levels of docosahexaenoic acid are present in eight New World silversides (Pisces: Atherinopsidae)Physical habitat as predictor of fish trophic structure in Brazilian Atlantic rainforest streams índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Neotropical Ichthyology

versão impressa ISSN 1679-6225versão On-line ISSN 1982-0224

Resumo

PINTO, Kalebe S. et al. Does soil color affect fish evolution? Differences in color change rate between lineages of the sailfin tetra. Neotrop. ichthyol. [online]. 2020, vol.18, n.2, e190093.  Epub 12-Jun-2020. ISSN 1982-0224.  https://doi.org/10.1590/1982-0224-2019-0093.

Diversos organismos combinam sua coloração corporal com a cor de fundo predominante no ambiente, conferindo cripticidade contra predadores. A taxa na qual as mudanças de coloração corpórea ocorrem varia entre os organismos como resultado de restrições fisiológicas e adaptação à variação de contrastes entre objetos e o ambiente. O escurecimento mais rápido da cor do corpo é favorecido em ambientes que mostram maiores quantidades de contraste entre objetos comuns e o fundo predominante. Tipos de solo em igarapés da floresta amazônica criam ambientes distintos em relação à quantidade de contraste, resultado da quantidade de areia e argila, que oferece diferentes contrastes contra folhiço submerso. Nós investigamos as diferenças nas taxas de mudança de cor entre populações do tetra-colibri Crenuchus spilurus que representam linhagens que vivem em regiões de diferentes tipos de solo. Populações inseridas em águas pretas (solo arenoso) apresentaram maiores taxas de escurecimento da cor em resposta à exposição ao ambiente escuro de folhiço submerso. Nós propomos que a seleção natural decorrente da predação pode favorecer uma taxa de mudança de cor mais rápida em ambientes onde há maior variabilidade de contrastes entre o folhiço submerso e o solo, o que é comum na maioria dos igarapés de águas pretas.

Palavras-chave : Coloração corporal; Crenuchus spilurus; Cripticismo; Similaridade ao plano de fundo; Plasticidade fenotípica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )