SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número2Auto- and heterotrophic nanoplankton and filamentous bacteria of Guanabara Bay (RJ, Brazil): estimates of cell/filament numbers versus carbon contentFouling organisms on Perna perna mussels: is it worth removing them? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Brazilian Journal of Oceanography

versión On-line ISSN 1982-436X

Resumen

SALGADO, Leonardo Tavares et al. The influence of brown algae alginates on phenolic compounds capability of ultraviolet radiation absorption in vitro. Braz. j. oceanogr. [online]. 2007, vol.55, n.2, pp. 145-154. ISSN 1982-436X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1679-87592007000200007.

Os compostos fenólicos (PC) de algas pardas são metabólitos secundários que participam de diversos processos biológicos, como proteção contra radiação ultravioleta (UV), bloqueio de poliespermia e ligação de metais. Recentemente, os PC têm sido estudados devido a possíveis interações com polissacarídeos da parede celular. Entretanto, existem poucas evidências sobre estas interações e sua influência em processos fisiológicos. Neste trabalho, foram investigadas as interações entre os PC de Padina gymnospora e os alginatos e a influência destas interações na capacidade de absorção de UV pelos PC. Foram utilizadas técnicas cromatográficas e espectrofotométricas para o isolamento, a caracterização e a determinação da capacidade de absorção de UV dos compostos estudados. Mesmo após a extração dos polissacarídeos de P. gymnospora e a utilização dos métodos de isolamento, os PC permaneceram ligados ao alginato. A interação de alginato com PC não causou modificações no padrão de absorção do espectro eletromagnético (UV-VIS-IR). A capacidade de absorção de UV dos PC ligados aos alginatos foi mantida por um tempo mais longo do que a do extrato de PC puros. Os resultados obtidos demonstram que há uma forte ligação entre PC e alginatos e que estas ligações preservam a capacidade de absorção de UV dos PC ao longo do tempo.

Palabras llave : Alginato; Compostos fenólicos; Radiação ultravioleta; Polissacarídeos.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés