SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 issue1Circulation and salt intrusion in the Piaçaguera Channel, Santos (SP)Major element concentrations in Mangrove Pore Water, Sepetiba Bay, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Oceanography

Print version ISSN 1679-8759

Abstract

SILVA JUNIOR, Demarques Ribeiro da; SANTOS, Sérgio Ricardo; TRAVASSOS, Marcelo  and  VIANNA, Marcelo. Impact on a fish assemblage of the maintenance dredging of a navigation channel in a tropical coastal ecosystem. Braz. j. oceanogr. [online]. 2012, vol.60, n.1, pp. 25-32. ISSN 1679-8759.  http://dx.doi.org/10.1590/S1679-87592012000100003.

A dragagem e descarte de sedimento se destacam como atividades que geram grandes distúrbios aos ecossistemas marinhos e, consequentemente tornam-se um desafio ao manejo e ordenamento costeiro. Grande parte dos estudos que abordam seus impactos é baseada em pesquisas com organismos sésseis e em ambientes temperados, criando uma lacuna no entendimento de seus efeitos sobre a ictiofauna, principalmente nas regiões tropicais. No presente estudo foram avaliadas as alterações na composição e abundância da comunidade de peixes sob influência da dragagem e descarte de sedimento na foz do Rio Caravelas, costa da região Nordeste do Brasil. As amostras foram obtidas em duas estações diretamente afetadas e em três outras áreas adjacentes. Não houve diferença significativa na diversidade média obtida para cada estação, porém a estação correspondente à área dragada apresentou o menor valor dentre as demais. As estações mais afastadas aparentemente não foram influenciadas pelo empreendimento sugerindo efeitos localizados. A contribuição do presente estudo é particularmente importante devido à proximidade com áreas de alto valor de conservação como manguezais e recifes de corais e a relevância do assunto, o qual trata de uma atividade que sugere expansão em vista do desenvolvimento da atividade portuária.

Keywords : Dragagem; Ambientes estuarinos; Descarte de sedimento; Impactos marinhos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English