SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 issue1Major element concentrations in Mangrove Pore Water, Sepetiba Bay, BrazilFour-year monthly sediment deposition on turbid southwestern Atlantic coral reefs, with a comparison of benthic assemblages author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Oceanography

Print version ISSN 1679-8759

Abstract

LOPES, Alexandre Bernardino  and  HARARI, Joseph. Use of recent geoid models to estimate mean dynamic topography and geostrophic currents in South Atlantic and Brazil Malvinas confluence. Braz. j. oceanogr. [online]. 2012, vol.60, n.1, pp. 41-48. ISSN 1679-8759.  http://dx.doi.org/10.1590/S1679-87592012000100005.

A utilização de modelos geoidais na determinação da Topografia Dinâmica Média foi impulsionada com o lançamento dos satélites do sistema GRACE, já que seus modelos apresentam precisão e resolução espacial e temporal sem precedentes. No presente trabalho, além do modelo de nível médio do mar DNSC08, foram utilizados os seguintes modelos geoidais com o objetivo de calcular as TDMs: EGM96, EIGEN-5C e EGM2008. No método adotado, foram calculadas as respectivas correntes geostróficas para o Atlântico Sul a partir das TDMs. O grau e ordem dos modelos geoidais influenciam diretamente na determinação da TDM e correntes. Neste trabalho verificou-se que presença de ruídos da TDM requer a utilização de técnicas de filtragem eficientes, como o filtro baseado em Singular Spectrum Analysis, que apresenta vantagens significativas em relação aos filtros convencionais. As correntes geostróficas resultantes dos modelos geoidais foram comparadas com resultados de modelo numérico hidrodinâmico HYCOM. Como principais conclusões, os resultados mostraram que as TDMs e respectivas correntes geostróficas calculadas com os modelos EIGEN-5C e EGM2008 foram similares aos resultados do modelo numérico, especialmente em relação às principais feições de grande escala, como as correntes do contorno e a retroflexão na Confluência Brasil Malvinas.

Keywords : Topografia Dinâmica; Modelos Geoidais; Correntes Geostróficas.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English