SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 issue1Influence of piers on functional groups of benthic primary producers and consumers in the channel of a subtropical coastal lagoonForage fauna in the diet of bigeye tuna (Thunnus obesus) in the western tropical Atlantic Ocean author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Oceanography

Print version ISSN 1679-8759

Abstract

CARREIRA, Renato da Silva et al. On the accumulation of organic matter on the southeastern Brazilian continental shelf: a case study based on a sediment core from the shelf off Rio de Janeiro. Braz. j. oceanogr. [online]. 2012, vol.60, n.1, pp. 75-87. ISSN 1679-8759.  http://dx.doi.org/10.1590/S1679-87592012000100008.

Marcadores moleculares na classe de lipídios (esterois, ácidos graxos e hidrocarbonetos) e a composição isotópica (δ13C e δ15N) da matéria orgânica bruta foram quantificados em amostras de um testemunho de sedimento para caracterizar o histórico recente de sedimentação da matéria orgânica na plataforma continental adjacente à Baía de Guanabara, no Estado do Rio de Janeiro. Na superfície do sedimento (0-1 cm), a concentração total de esterois e ácidos graxos foi cerca de uma ordem de grandeza maior do que observado nas camadas mais profundas do sedimento, com predominância de lipídios derivados da produção planctônica. Esses resultados sugerem, como confirmado através de estatística multi-variada, a ocorrência de um evento de elevada produção primária na coluna d'água e uma exportação rápida e eficiente das partículas para o sedimento. Condições similares são observadas na região de ressurgência de Cabo Frio, localizada cerca de 150 km ao norte da área de estudo. Portanto, nossos resultados sugerem que tais eventos têm uma influência regional sobre a produção primária na margem continental sudeste do Brasil. Por outro lado, a presença de lipídios derivados de plantas vasculares de origem continental ressalta a necessidade de investigar com maior profundidade a influência relativa entre forçantes físicas e o aporte continental sobre processos biogeoquímicos na porção da plataforma continental considerada no presente trabalho.

Keywords : Lipídios biomarcadores; Testemunho de sedimento; Margem continental; Rio de Janeiro; Baía de Guanabara.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English