SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 issue2Evidence of contamination by oil and oil products in the Santos-São Vicente estuary, São Paulo, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Oceanography

On-line version ISSN 1982-436X

Abstract

MIZERKOWSKI, Byanka Damian et al. Environmental water quality assessment in Guaratuba bay, state of Paraná, southern Brazil. Braz. j. oceanogr. [online]. 2012, vol.60, n.2, pp. 109-115. ISSN 1982-436X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1679-87592012000200001.

A dinâmica das variáveis físico-químicas, biológicas e hidrográficas, em escalas temporal e espacial, sua variabilidade e tendências, permite avaliar a qualidade ambiental de estuários. Esse trabalho descreve as flutuações da qualidade de água da Baía de Guaratuba, sul do Estado do Paraná. Foram amostrados doze pontos em campanhas bimensais (outubro/2002 a agosto/2003), em situação de sizígia e de quadratura, para a análise das variáveis pH, transparência, saturação de CO2, oxigênio dissolvido, clorofila-a, material particulado em suspensão e nutrientes inorgânicos dissolvidos (nitrato, nitrito, amônio, fosfato e silicato). Considerando as seis variáveis descritoras da qualidade de água (clorofila-a, profundidade de Secchi, saturação de CO2, fósforo e nitrogênio inorgânicos dissolvidos e oxigênio dissolvido), observou-se que a Baía apresentou estado trófico médio para baixo, i.e. de meso para oligotrófico, e que o seu metabolismo é predominantemente heterotrófico, ou seja, os processos de respiração superam os de produção. Foi verificada uma maior estratificação horizontal durante o período chuvoso e características relativamente mais homogêneas durante a estação mais seca. A qualidade da água na baía de Guaratuba parece ser controlada mais pelos aportes de material inorgânico e/ou orgânico associados a pluviosidade e/ou por variações com as fases de maré vazante e enchente.

Keywords : Qualidade de água; hidrodinâmica; nutrientes; variação espaço-temporal; Baía de Guaratuba.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English