SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 issue2Environmental water quality assessment in Guaratuba bay, state of Paraná, southern BrazilEarly development, survival and growth rates of the giant clam Tridacna crocea (Bivalvia: Tridacnidae) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Oceanography

On-line version ISSN 1982-436X

Abstract

AZEVEDO, Juliana Souza et al. Evidence of contamination by oil and oil products in the Santos-São Vicente estuary, São Paulo, Brazil. Braz. j. oceanogr. [online]. 2012, vol.60, n.2, pp. 117-126. ISSN 1982-436X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1679-87592012000200002.

Diferentes componentes do sistema oxidase de função mista (MFO) e os níveis de compostos aromáticos fluorescentes em bile (FACS) foram determinados em Cathorops spixii a fim de avaliar o impacto de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (PAHs). Os peixes foram coletados em um estuário com histórico de contaminação por PAHs (Santos/São Vicente), devido principalmente a presença do complexo industrial na cidade de Cubatão e em outro com baixa influência antropogênica (Cananéia) na costa brasileira. FACs foram maiores nos peixes oriundos da área contaminada, sendo os metabolitos de HPAs com 5 e 6 anéis, os mais representativos com 14% e 15%, respectivamente. Os níveis dos diferentes componentes do sistema MFO mostraram o mesmo perfil de variação que os FACs em ambos os estuários. Portanto, os valores encontrados para os índices somáticos e os biomarcadores considerados, em associação com os dados de metabólitos biliares de PAHs, indicam a presença de contaminantes orgânicos, principalmente na área sob influência do complexo industrial no estuário de Santos/São Vicente.

Keywords : Compostos aromáticos fluorescentes; Citocromo P450; sistema MFO; Cathorops spixii; Costa brasileira.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English