SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 issue2Evidence of contamination by oil and oil products in the Santos-São Vicente estuary, São Paulo, BrazilHuman impact on the benthic macrofauna of two beach environments with different morphodynamic characteristics in southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Oceanography

On-line version ISSN 1982-436X

Abstract

MIES, Miguel et al. Early development, survival and growth rates of the giant clam Tridacna crocea (Bivalvia: Tridacnidae). Braz. j. oceanogr. [online]. 2012, vol.60, n.2, pp. 127-133. ISSN 1982-436X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1679-87592012000200003.

Bivalves tridacnídeos são habitantes conspícuos dos recifes da região do Indo-Pacífico e são cultivados e comercializados para os mercados alimentício e aquarista. No estudo apresentado foram determinadas as taxas de crescimento diário durante a primeira semana de vida da larva do bivalve ornamental Tridacna crocea. As matrizes foram induzidas à desova por meio de uma injeção intragonadal de serotonina realizada através do orifício bissal. Após desova, ovócitos foram coletados, fertilizados e mantidos em béqueres de vidro e tanques de fluxo contínuo tratados com antibióticos para evitar contaminação. Larvas foram alimentadas em duas ocasiões com a microalga Isochrysis galbana e zooxantelas foram oferecidas também por duas vezes. O comprimento larval foi medido através de mesa digitalizadora conectada em um microcomputador. A mortalidade larval foi exponencial durante as primeiras 48 horas de vida, diminuindo em seguida. A taxa média de crescimento foi de 11,3 μm dia-1, aumentando para 18,0 μm dia-1 após a adição de simbiontes. A sobrevivência aumentou para 75% após a adição de zooxantelas. Os resultados apresentam a curva de crescimento para a larva de T. crocea e sugerem que a aquisição de simbiontes pela larva pode ser importante para o crescimento larval e sobrevivência mesmo antes delas completarem a metamorfose.

Keywords : Tridacnidae; Ontogênese; Zooxantelas; Crescimento Larval; Simbiose; Cultura.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English     · press release in English