SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 issue3A satellite view of riverine turbidity plumes on the NE-E Brazilian coastal zone author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Oceanography

Print version ISSN 1679-8759

Abstract

POMBO, Maíra; DENADAI, Marcia Regina  and  TURRA, Alexander. Population biology of Stellifer rastrifer, S. brasiliensis and S. stellifer in Caraguatatuba Bay, northern coast of São Paulo, Brazil. Braz. j. oceanogr. [online]. 2012, vol.60, n.3, pp. 271-282. ISSN 1679-8759.  http://dx.doi.org/10.1590/S1679-87592012000300001.

Os ecossistemas podem refletir mudanças ambientais em muitos aspectos, desde o enfraquecimento dos indivíduos até alterações na composição da comunidade. Do mesmo modo, os parâmetros populacionais podem fornecer indicações confiáveis de mudanças ambientais. Sciaenídeos do gênero Stellifer são peixes geralmente muito abundantes e em suas populações é frequente a ocorrência de duas ou mais espécies simpátricas. No presente trabalho, a dinâmica populacional de três espécies de Stellifer do sudeste do Brasil foi avaliada. A amostragem ocorreu em águas rasas das zonas marinhas da Baía de Caraguatatuba, de agosto de 2003 a outubro de 2004. As espécies avaliadas foram Stellifer rastrifer (n = 3.183), S. brasiliensis (n = 357) e S. stellifer (n = 116). Os resultados mostraram que a área sob maior influência continental tende a suportar um número maior de indivíduos menores. Variações de tamanho ao longo do tempo foram semelhantes entre as espécies e negativamente correlacionadas com o Krel, que apresentou flutuações suaves. De modo geral a distribuição de freqüência de comprimento ficou concentrada entre 6,0 e 9,0 cm e para a grande maioria das fêmeas as gônadas se apresentaram imaturas durante o período avaliado. Os resultados suportam a existência de estratificação populacional por tamanho dentro destas espécies, indicando que a área é apropriada para o desenvolvimento de juvenis. A desconsideração de tais características pode acarretar sérias implicações para a gestão dessas áreas.

Keywords : Stellifer; espécies simpátricas; plataforma continental rasa; distribuição espaço-temporal; caracterização sexual; relação peso-comprimento.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English