SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 issue3Population biology and diet of the southern kingcroaker Menticirrhus americanus (Linnaeus, 1758) (Perciformes: Sciaenidae) in Caraguatatuba Bay, southeastern BrazilCopepod distribution in surface waters of the Drake Passage using Continuous Plankton Recorder and a Pump-Net onboard system author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Oceanography

Print version ISSN 1679-8759

Abstract

COELHO-SOUZA, Sergio Augusto et al. Biophysical interactions in the Cabo Frio upwelling system, southeastern Brazil. Braz. j. oceanogr. [online]. 2012, vol.60, n.3, pp. 353-365. ISSN 1679-8759.  http://dx.doi.org/10.1590/S1679-87592012000300008.

Os sistemas costeiros de ressurgência são caracterizados pela ascensão de águas frias que tornam os nutrientes disponíveis na camada eufótica para o crescimento e aumento da produção fitoplanctônica. No Brasil, a região do Cabo Frio (RJ) é o principal sistema de ressurgência costeira. O objetivo desse artigo foi revisar o atual conhecimento desse sistema através dos conceitos sobre interações biofísicas. A ascensão da Água Central do Atlântico Sul ocorre devido à alta frequência e amplitude dos ventos, à presença de meandros e vórtices na Corrente do Brasil, além da topografia local e da linha de costa. Os eventos de ressurgência são comuns durante os períodos de primavera/verão e a biomassa primária é exportada devido à circulação da água, sendo também controlada pela rápida predação zooplanctônica. Os pequenos peixes pelágicos regulam o crescimento do plâncton e são consumidos pelos peixes predadores, resultando em um importante estoque pesqueiro regional. A irregularidade da costa define as enseadas do Cabo Frio, na Reserva Extrativista Marinha do Arraial do Cabo, apresentando distintas influências das águas ressurgidas e resultando em grande diversidade de espécies. Consequentemente, ambientes com características tropicais e subtropicais são observados dentro de uma pequena escala espacial, o que constitui uma  particularidade desse ecossistema.

Keywords : Oceanografia física; Produção primária; Trofodinâmica; Comunidade bentônica; Conservação; Manejo costeiro.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English