SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 issue3Biophysical interactions in the Cabo Frio upwelling system, southeastern BrazilA section-sampling design to assess zooplankton distribution in a highly complex hydrographic region (SW Atlantic Ocean, 34-41ºS): insights for a new time series? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Oceanography

Print version ISSN 1679-8759

Abstract

THOMPSON, Gustavo et al. Copepod distribution in surface waters of the Drake Passage using Continuous Plankton Recorder and a Pump-Net onboard system. Braz. j. oceanogr. [online]. 2012, vol.60, n.3, pp. 367-380. ISSN 1679-8759.  http://dx.doi.org/10.1590/S1679-87592012000300009.

Não há um único instrumento que possa efetuar uma amostragem quantitativa completa para o espectro de organismos pelágicos, ou mesmo, para todos os componentes do zooplâncton. O tamanho da malha é o principal fator que afeta a seletividade de espécies no Registro Contínuo de Plâncton (CPR). Neste trabalho, estudamos a distribuição espacial das comunidades da copépode nas massas de água registradas nos setores ocidentais e orientais da Passagem de Drake, usando um CPR e um equipamento de amostragem que consiste em uma bomba de sucção instalada a uma rede de malha de 20 µm, respectivamente. Para este fim, e supondo que o tamanho das estruturas da comunidade de Copépodes de cada uma das três massas de água são similares em ambos setores estudados, foi avaliada a possibilidade de complementar resultados obtidos com o uso de CPR usando à bordo o sistema de bomba de sucção-rede. Este sistema permite a avaliação da abundância absoluta e possui a vantagem de resolver dois problemas associados à CPR, que são o assoreamento da rede e a baixa eficiência de captura. A contribuição das formas nauplius e das espécies identificadas com os dois amostradores, foram analisadas. Embora Oithona similis dominasse ambas as comunidades no setor ocidental, pequenas espécies de calanóides apresentaram contribuição mais elevada do que Calanus simillimus, enquanto o inverso foi verdadeiro para o setor oriental. Nauplii e estágios iniciais de copepoditos de O. similis faltaram nas amostras de CPR e representaram entre 69-79% das comunidade total de copépode, enquanto as densidades de pequenos calanódes e copepoditos de C. simillimus e estágios posteriores do O. similis foram imprecisamente estimadas por meio de CPR e representaram entre 14 e 18% da comunidade copépodes. Portanto, o sistema de bomba de sucção-rede é útil para complementar informações semi-quantitativas de CPR e sua calibração.

Keywords : Copépodos; densidade; Registro Contínuo de Plâncton; sistema bomba de sucção; Passagem de Drake; Oceano Antártico.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English