SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 issue3Copepod distribution in surface waters of the Drake Passage using Continuous Plankton Recorder and a Pump-Net onboard systemThe dynamics of a frictionally-dominated Amazonian estuary author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Oceanography

Print version ISSN 1679-8759

Abstract

CEPEDA, Georgina Daniela; DI MAURO, Rosana; MARTOS, Patricia  and  DELIA VINAS, Maria. A section-sampling design to assess zooplankton distribution in a highly complex hydrographic region (SW Atlantic Ocean, 34-41ºS): insights for a new time series?. Braz. j. oceanogr. [online]. 2012, vol.60, n.3, pp. 381-390. ISSN 1679-8759.  http://dx.doi.org/10.1590/S1679-87592012000300010.

As campanhas de avaliação de recursos pesqueiros podem fornecer uma adequada base de dados para o monitoramento do zooplâncton. No entanto, o desenvolvimento de um esquema de amostragem apropriado constitui uma tarefa difícil, quando se deseja descrever as características do zooplâncton, com um mínimo de esforço amostral. No setor norte da Plataforma Continental Argentina (NACS, 34º - 41ºS), se projetou um desenho amostral em seções (18 amostras distribuídas em 4 seções), associadas à campanha de avaliação dos recursos pesqueiros de E. anchoita, visando conseguir uma estimativa rápida e confiável da distribuição do zooplâncton. Os resultados obtidos foram semelhantes aos registrados em estudos prévios, baseados na análise de um grande número amostral. Sugere-se o estabelecimento de uma nova serie temporal de dados que envolva uma área amostral alargada e um desenho amostral restrito, visando contribuir para o conhecimento da variação das populações zooplanctônicas e sua relação com os recursos pesqueiros.

Keywords : Cópepodos; Cladóceros; Plataforma Continental Argentina Norte; Avaliação dos Recursos Pesqueiros de E. anchoita.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English