SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 issue3The dynamics of a frictionally-dominated Amazonian estuarySpatio-temporal and functional structure of the amphipod communities off Santos, Southwestern Atlantic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Oceanography

Print version ISSN 1679-8759

Abstract

JORGE, Renato Rocha; HARARI, Joseph  and  FUJII, Mutue Toyota. Macroalgal composition and its association with local hydrodynamics in the Laje de Santos Marine State Park, southwestern Atlantic, São Paulo, Brazil. Braz. j. oceanogr. [online]. 2012, vol.60, n.3, pp. 405-419. ISSN 1679-8759.  http://dx.doi.org/10.1590/S1679-87592012000300012.

O Parque Estadual Marinho da Laje de Santos (PEMLS), localizado no sudeste do Brasil, é o único parque marinho do litoral paulista. Essa unidade de conservação foi classificada como de "alta diversidade biológica". Apesar da sua importância para a preservação da biota marinha, pouco é conhecido sobre a flora de macroalgas do Parque. Os obejtivos deste estudo foram: aumentar o conhecimento da composição de macroalgas na região do PEMLS; relacionar tal composição com a presença de uma importante massa d'água na região, a Água Central do Atlântico Sul (ACAS); e verificar uma possivel influência do Porto de Santos na composição ficológica do Parque. O presente estudo registrou 31 novas ocorrências para o Parque, 11 para o estado de São Paulo, quatro para o Brasil, uma para o Atlântico Ocidental e uma para o Atlântico Sul, além de duas prováveis novas ocorrências para a ciência: uma espécie de Osmundea (Rhodomelaceae) e um gênero pertencente e Ceramiaceae. Segundo os dados encontrados, a composição de macroalgas tem uma correlação direta com a presença da ACAS no período de verão-outono. Essa frente térmica profunda promove a formação de uma forte termoclina e aumenta o aporte de nutrientes na coluna d'água. Análises dos modelos hidrodinâmico e de dispersão sugerem que o Porto de Santos pode influenciar a composição ficológica do local.

Keywords : Composição de macroalgas; Laje de Santos; Hidrodinâmica.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English