SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 issue3Spatio-temporal and functional structure of the amphipod communities off Santos, Southwestern Atlantic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Oceanography

Print version ISSN 1679-8759

Abstract

GE, Bao-Ming et al. Influence of Spartina alterniflora invasion stages on macrobenthic communities on a tidal flat in Wenzhou Bay, China. Braz. j. oceanogr. [online]. 2012, vol.60, n.3, pp. 441-448. ISSN 1679-8759.  http://dx.doi.org/10.1590/S1679-87592012000300014.

Muitos habitats costeiros vêm sendo alterados substancialmente pela invasão de Spartina alterniflora no leste da China. Em 2007, em uma planície de maré situada em Wenzhou Bay, foram analisadas riqueza de espécies, densidade e diversidade da macrofauna bêntica em relação a diferentes estágios da invasão da gramínea e à estação do ano. Para as medidas de diversidade foram usados os índices de Margalef (R) e de Shannon (H'). Foram detectados efeitos significativos do estágio de invasão e época do ano sobre a macrofauna. As comunidades macrofaunais foram mais complexas nas manchas onde a invasão de S. alterniflora estava no seu início, quando considerados os locais onde as manchas estavam em estágios mais avançados. Através das análises de agrupamento e ordenação as comunidades puderam ser classificadas pelo tipo de habitat formado em cada estágio de invasão da Spartina. Os resultados indicaram que a biodiversidade aumentou no estágio de invasão inicial (idade de invasão de 1 a 2 anos), mas diminuiu gradativamente com os estágios intermediário (idade de invasão de 3 a 4 anos) e completo (idade de invasão de 5 a 6 anos), mostrando assim o efeito deletério de S. alterniflora sobre a estrutura da macrofauna presente no local.

Keywords : Biodiversidade; Costa Pacífica occidental; Invasão; Macrofauna bêntica; Espécies engenheiras.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English