SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número1Fish composition and prey utilization of the black skimmer (Rynchops niger) in mar Chiquita coastal lagoon, ArgentinaDistribution and abundance of Pleuronectiformes larvae off Southeastern Brazil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Oceanography

versão impressa ISSN 1679-8759

Resumo

ECA, Gilmara Fernandes; LOPES, Joselene Badú de Brito Santos; SOUZA, Marcelo Friederichs Landim de  e  BELEM, André Luiz. Dissolved inorganic nutrients and chlorophyll on the narrow continental shelf of Eastern Brazil. Braz. j. oceanogr. [online]. 2014, vol.62, n.1, pp.11-21. ISSN 1679-8759.  http://dx.doi.org/10.1590/s1679-87592014051306201.

A plataforma Leste do Brasil é estreita e sofre influência de um sistema de correntes de borda oeste, apresentando baixa produtividade biológica em comparação com outras regiões. Neste estudo, a distribuição de massas de água, nutrientes inorgânicos dissolvidos, clorofila-a e sólidos suspensos totais (SST) na plataforma interna (<35 m de profundidade), entre Itacaré e Canavieiras, leste do Brasil, são apresentadas. Amostragens foram realizadas no período de março e agosto de 2006 e março de 2007. A Água Tropical (AT) prevaleceu durante março de 2006 e agosto de 2007, mas com águas de salinidade mais baixa (<36) encontradas na maioria das amostras obtidas em março de 2007, refletindo a influência da drenagem continental e chuvas em águas costeiras. As baixas concentrações de nutrientes inorgânicos dissolvidos e clorofila-a encontradas são típicas da AT e os resultados sugerem ainda que as águas da plataforma interna apresentaram nitrogênio inorgânico dissolvido como limitante em agosto de 2006 e março de 2007, e o fosfato em 2006, potencialmente afetando o crescimento do fitoplâncton. A estratificação da coluna d'água foi observada com base nas diferenças nas concentrações de nutrientes dissolvidos, clorofila-a e TSS quando se comparam as amostras de superfície e de fundo, possivelmente devido à intrusão de água fria e mistura na plataforma inferior e uma profundidade do máximo de clorofila e /ou efeitos de ressuspensão dos sedimentos. Apesar desta estratificação, processos oceanográficos como mistura lateral impulsionado pela corrente do Brasil, bem como um desvio em direção ao norte ao longo da costa impulsionado por ventos e marés que transportam água costeira, podem ocasionar maior mistura dessas águas e promover heterogeneidade nesse ambiente oligotrófico.

Palavras-chave : Água Costeira; Água Tropical; Corrente do Brasil; Sistema Oligotrófico; Fitoplâncton; Razão de Redfield.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons