SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número4THE INFLUENCE OF TIDAL AND RAINFALL CYCLES ON INTERTIDAL NEMATODES: A CASE STUDY IN A TROPICAL SANDY BEACH índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Oceanography

versão impressa ISSN 1679-8759

Resumo

METRI, Cassiana Baptista  e  PEREZ, José Angel Alvarez. A LPUE (LANDING PER UNIT EFFORT) ANALYSIS OF THE TRAWL FISHERY FOR THE COASTAL SHRIMPS Artemesia longinaris AND Pleoticus muelleri OFF SOUTHERN BRAZIL. Braz. j. oceanogr. [online]. 2014, vol.62, n.4, pp.235-245. ISSN 1679-8759.  http://dx.doi.org/10.1590/s1679-87592014061306204.

O camarão-barba-ruça (Artemesia longinaris) e o camarão-santana (Pleoticus muelleri) são espécies que sustentam uma pescaria responsável por elevadas capturas das frotas de camaroeiros no sul do Brasil. Este trabalho teve como objetivo analisar a variabilidade da abundância das duas espécies à variação dos dados de DPUEs da frota de arrasteiros em operação entre 1998 e 2005, por meio do ajuste de Modelos Lineares Generalizados (MLG). As principais variações de abundância das duas espécies estão relacionadas aos ciclos anuais e a temporada de pesca. As áreas rasas ao sul do Rio Grande do Sul proporcionaram maiores rendimentos. Não foram observadas tendências de aumento ou declínio na abundância do estoque, mas o esforço de um determinado ano é condicionado pelo sucesso das capturas do ano anterior. Nos dois últimos anos analisados a abundância e as capturas totais foram reduzidas.

Palavras-chave : Camarão; MLG; DPUE; Camarão-barba-ruça; Camarão-santana; Arrasto de Fundo..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )