SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número2Comparison of the effects of two bongo net mesh sizes on the estimation of abundance and size of Engraulidae eggsBioindicator Thais carinifera (mollusca, gastropoda): imposex response and consequences along the Pakistan coast during the period from 1993 to 2012 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Oceanography

versão impressa ISSN 1679-8759versão On-line ISSN 1982-436X

Resumo

FAVERO, Jana Menegassi del  e  DIAS, June Ferraz. Juvenile fish use of the shallow zone of beaches of the Cananéia-Iguape coastal system, southeastern Brazil. Braz. j. oceanogr. [online]. 2015, vol.63, n.2, pp.103-114. ISSN 1679-8759.  http://dx.doi.org/10.1590/S1679-87592015081806302.

O objetivo do presente estudo é descrever o uso por peixes juvenis da zona rasa de praias arenosas do sistema costeiro Cananéia-Iguape, São Paulo, Brasil, analisando o período de ocorrência e o padrão de utilização das espécies mais abundantes na área. Utilizando uma rede de arrasto de praia (picaré) mensalmente ao longo de um ano, foram amostrados 13861 indivíduos, pertencentes a 57 espécies e 24 famílias. As espécies analisadas utilizaram a área estudada com diferentes finalidades: Atherinella brasiliensis foi amostrada em todas as fases do desenvolvimento gonadal e, portanto, considerada como residente, juvenis de Trachinotus goodei utilizaram as praias para o crescimento, enquanto os juvenis de Mugil curema e Mugil liza como rota de migração do oceano para o estuário. Nossos resultados mostraram a importância das praias arenosas para peixes juvenis, principalmente na primavera e no verão, quando a maioria dos juvenis recruta na área, e coincide com o período de maior impacto pelos turistas. Como muitas espécies analisadas são comercialmente importantes, ressalta-se ainda a importância de preservação desses habitats costeiros para um melhor manejo pesqueiro.

Palavras-chave : Ictiofauna; Sazonalidade; Recrutamento; Zona de arrebentação.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )     · press release em Português | Inglês