SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número2Feeding habits of whitemouth croaker Micropogonias furnieri (Perciformes: Sciaenidae) in Caraguatatuba Bay, southeastern BrazilStandardized catch rate of cockfish, Callorhinchus callorynchus, in a bottom trawl fishery of Patagonia: Is it possible its use as a predictor of abundance trend? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Oceanography

versão impressa ISSN 1679-8759versão On-line ISSN 1982-436X

Resumo

CAMPOS, Dafne Marcelle de Almeida Ramos et al. Trophic relationships among fish assemblages in a mudflat within Brazilian marine protected area. Braz. j. oceanogr. [online]. 2015, vol.63, n.2, pp.135-146. ISSN 1679-8759.  http://dx.doi.org/10.1590/S1679-87592015091306302.

O presente estudo visa verificar as variações temporais na dieta e das guildas tróficas das espécies de peixes dominantes em uma planície de maré, durante as estações seca e chuvosa. A composição da dieta e a organização trófica de 17 espécies foram estudadas no estuário do rio Mamanguape, Nordeste do Brasil, identificando os itens dominantes e verificando os efeitos da sazonalidade sobre a organização das guildas. A dieta variou pouco entre as espécies e as estações durante a estação chuvosa a dieta das espécies apresentou-se mais heterogênea. De acordo com a importância de presas nas dietas foram identificados cinco guildas alimentares principais: (1) Detritívora, (2) Zooplanctívora, (3) Zoobentívora-epifauna, (4) Zoobentívora-infauna, e (5) Piscivora. A maioria dos peixes predou uma variada gama de itens alimentares, que se baseou fortemente em presas do zooplâncton. Alguns peixes apresentaram tendência para uma dieta especializada, mas quase todas as espécies mostraram algum grau de alimentação oportunista. Um alto grau de sobreposição de dieta foi encontrado entre as espécies; no entanto, a ocorrência de competição na exploração não foi observada.

Palavras-chave : Dieta; Ecologia Alimentar; Comunidades de Peixes; Sobreposição Alimentar; Estuário.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )