SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número2Trophic relationships among fish assemblages in a mudflat within Brazilian marine protected areaSuccessional trajectory of the fouling community on a tropical upwelling ecosystem in southeast Rio de Janeiro, Brazil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Oceanography

versão impressa ISSN 1679-8759versão On-line ISSN 1982-436X

Resumo

BERNASCONI, Juan F.; PERIER, María Raquel  e  DI GIACOMO, Edgardo E.. Standardized catch rate of cockfish, Callorhinchus callorynchus, in a bottom trawl fishery of Patagonia: Is it possible its use as a predictor of abundance trend?. Braz. j. oceanogr. [online]. 2015, vol.63, n.2, pp.147-160. ISSN 1679-8759.  http://dx.doi.org/10.1590/S1679-87592015093606302.

Dados de captura por unidade de esforço (CPUE) do peixe-galo Callorhinchus callorynchus foram avaliados para a pesca de arrasto de fundo no Golfo de San Matías (Patagonia, Argentina), durante o período 1986-2011. Os objetivos do trabalho foram identificar quais os fatores relacionados à dinâmica pesqueira que afetam a taxa de captura do peixe-galo e verificar a viabilidade em utilizar dados de CPUEs padronizadas pelos Modelos Lineares Gerais (GLM) e Modelos Lineares Gerais Mistos (GLMMs) como índices de abundância relativa. A tendência anual da taxa de captura indicou um aumento durante o período avaliado. A CPUE nominal e os índices padronizados pelo Delta-GLM e Delta-GLMM apresentaram a mesma tendência anual, com aumentos de 57%, 61.1% e 60.7%, respectivamente. Os modelos LogNormal foram os de melhor ajuste e explicaram 23,5% da variabilidade total dos dados. Ano, mês, profundidade e "hake" CPUE foram os fatores mais explicativos. A análise dos modelos indicou que a taxa de captura do peixe-galo está ligada à falta de distribuição homogênea do esforço de pesca durante os diferentes anos, meses e navios. Este fato esteve relacionado à dinâmica das frotas na busca das espécies alvo. A tendência crescente no aumento das CPUE e descargas em terra estaria indicando a mudança do esforço de pesca direcionado ao peixe-galo na última década.

Palavras-chave : CPUE padronizadas; Holocephali; Captura acessória de condrictes; GLM; GLMM; Chimeroides.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )