SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 issue3Fish assemblages in a small temperate estuary on the Argentinian coast: spatial variation, environmental influence and relevance as nursery area author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Brazilian Journal of Oceanography

Print version ISSN 1679-8759On-line version ISSN 1982-436X

Abstract

ALVAREZ, Juan Luis Gadea et al. Life history traits influence in gonad composition of two sympatric species of flatfish. Braz. j. oceanogr. [online]. 2015, vol.63, n.3, pp.171-179. ISSN 1679-8759.  http://dx.doi.org/10.1590/S1679-87592015084206303.

Paralichthys patagonicus e Paralichthys orbignyanusapresentam diferentes atributos nas suas histórias de vida, embora ambas se reproduzam no mar. Paralichthys patagonicus permanece toda a vida em águas abertas, enquanto P. orbignyanus é comumente encontrado em corpos de água salobra. Considerando que redes alimentares marinhas e estuarinas têm diferente composição de ácidos graxos (FA), o objetivo deste estudo foi caracterizar a maturação gonadal de fêmeas de P. orbignyanus e P. patagonicus analisando o conteúdo lipídico e perfil FA, a fim de estabelecer se as diferenças nas histórias de vida são refletidas na composição do ovário. Durante a maturação gonadal, em ambas as espécies, houve aumento do teor lipídico e o perfil FA mudou, mas o incremento foi maior em orbignyanus. As proporções de N-3FA e n-3HUFA aumentaram em ambas as espécies, mas foram maiores em P. orbignyanus. As diferenças entre os estilos de vida destas espécies foram refletidas no perfil de FA dos ovários, principalmente como resultado das diferenças no metabolismo de FA, causando maior acúmulo de n-3FA e n-3HUFA em P. orbignyanus. O maior acúmulo de lipídios nos ovários de P. orbignyanus poderia indicar que esta espécie, ao se alimentar em águas salobras, tem a possibilidade de armazenar mais energia do que P. patagonicus.

Keywords : Perfil de ácidos graxos; Conteúdo lipídico; Maturação gonadal.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )