SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Pain in Hansen's disease patientsAnalgesic effectiveness of the association of transcutaneous electrical nerve stimulation and cryotherapy for chronic low back pain author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Dor

Print version ISSN 1806-0013

Abstract

MALATEAUX, Janaína Macedo; RICCI, Flávia Rother  and  FRAGOSO, Yára Dadalti. Investigação da lombalgia em população não hospitalar no litoral paulista. Rev. dor [online]. 2011, vol.12, n.1, pp. 19-22. ISSN 1806-0013.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-00132011000100005.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A lombalgia é uma queixa prevalente de origem multifatorial. Até hoje não existem estudos sobre a prevalência e as características da lombalgia na cidade de Santos, no litoral do estado de São Paulo, Brasil. O objetivo deste estudo foi avaliar o perfil de indivíduos de meia idade com lombalgia na população entre 40 e 59 anos de idade, com relação ao sexo, índice de massa corporal, atividade física regular e manuseio de carga. MÉTODO: Estudo prospectivo, exploratório e transversal, envolvendo 200 adultos com idades entre 40 e 59 anos, escolhidos aleatoriamente. Os indivíduos foram abordados sequencialmente pelos pesquisadores que perguntaram se concordariam em responder a um questionário médico. Nenhuma indicação da intenção de pesquisar a lombalgia foi dada antes que as pessoas concordassem em participar. RESULTADOS: Dos 200 indivíduos (78 homens e 122 mulheres), 159 (60 homens e 99 mulheres) responderam que haviam passado por pelo menos um episódio importante e limitante de lombalgia em suas vidas. Um subgrupo de 109 pessoas (37 homens e 72 mulheres) havia buscado tratamento médico para esse episódio doloroso. Não houve diferença estatisticamente significante em gênero, índice de massa corporal ou número de horas sentados no trabalho e a presença de lombalgia. Houve uma pequena correlação positiva entre lombalgia e manuseio de carga no trabalho, bem como uma pequena correlação negativa entre lombalgia e atividade física regular. CONCLUSÃO: A lombalgia foi uma condição altamente prevalente em pessoas saudáveis de nossa região.

Keywords : Atividade física; Dor; Lombalgia.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English