SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Temporomandibular disorders and orofacial pain: study of quality of life measured by the Medical Outcomes Study 36 - Item Short Form Health Survey author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Dor

Print version ISSN 1806-0013

Abstract

MOLINA, Omar Franklin et al. Dores dentárias de origem muscular em indivíduos com distúrbios crâniomandibulares e controles: estudo comparativo. Rev. dor [online]. 2011, vol.12, n.2, pp. 85-92. ISSN 1806-0013.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-00132011000200002.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: As dores referidas para os dentes ocorrem frequentemente na região orofacial e constituem um desafio diagnóstico para o clínico. Os objetivos deste estudo foram analisar a frequência de dores dentais de origem muscular e os dentes afetados mais frequentemente. MÉTODO: As fichas clínicas completas de 258 pacientes com distúrbios crâniomandibulares (DCM) encaminhados consecutivamente durante 8 anos foram avaliadas. Os dados foram obtidos com base na queixa principal, história dos sinais e sintomas descrição da dor, palpação muscular e critérios para DCM, bruxismo e dores referidas para os dentes. RESULTADOS: A frequência de dores nos dentes foi de 19,4% no grupo DCM e de 7,5% no grupo controle (p = 0,11). A frequência de dores dentais referidas aumentou do grupo CMD com bruxismo moderado para os grupos intenso e extremo (p = 0,47, p = 0,18), mas as diferenças não foram significativas. As dores dentais foram mais frequentes no arco superior (18,2%) do que no inferior (12,4%) e nos molares superiores e inferiores do que nos outros grupos de dentes. Trinta e três indivíduos relataram um total de 94 dentes superiores com dor e 24 sujeitos, 79 dentes inferiores com dor (p = 0,85). CONCLUSÃO: As dores musculares referidas aos dentes ocorrem com frequência em indivíduos com DCM. Os dentes superiores e o grupo de molares apresentaram dor com mais frequência do que os outros grupos de dentes. A frequência de dores dentais de origem muscular foi maior em bruxismos graves e extremos e tais dores são causa comum de dor de dente de origem não dental.

Keywords : Articulação temporomandibular; Dor de dente; Dor referida; Odontalgia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese