SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Dor do crescimentoLimiar de dor à pressão em crianças com cefaleia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Dor

versão impressa ISSN 1806-0013

Resumo

PAULA, Gisele Reis de; REIS, Vanda dos Santos; RIBEIRO, Flávia Alves  e  GAGLIAZZI, Maria Teresa. Assistência de enfermagem e dor em pacientes ortopédicos na recuperação anestésica, no Brasil. Rev. dor [online]. 2011, vol.12, n.3, pp. 265-269. ISSN 1806-0013.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-00132011000300014.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A dor traz prejuízos na recuperação do paciente submetido à cirurgia ortopédica. O objetivo deste estudo foi descrever as informações relacionadas à experiência dolorosa de pacientes em pós-operatório de cirurgias ortopédicas na sala de recuperação pós-anestésica (SRPA) que podem contribuir para a assistência de Enfermagem. CONTEÚDO: Trata-se de estudo com abordagem qualitativa, as fontes para a coleta das informações foram as bases de dados da plataforma da BIREME, os objetos foram artigos que atenderam aos seguintes critérios de inclusão previamente estabelecidos, a coleta ocorreu mediante busca on-line, a abordagem das informações foi realizada pelo método da Hermenêutica Dialética. Após esta abordagem, as categorias levantadas foram: "O uso da anestesia regional diminui a intensidade da dor pós-operatória em cirurgia ortopédica", "Terapias para o tratamento da dor pós-operatória em cirurgia ortopédica", "A avaliação auxilia no gerenciamento da dor no pós-operatório de cirurgia ortopédica". CONCLUSÃO: O controle da dor pós-operatória é importante em pacientes ortopédicos e a anestesia regional pode proporcionar a analgesia preventiva para o pós-operatório imediato. O enfermeiro deve estabelecer o diagnóstico de enfermagem e as intervenções devem ser precedidas pela avaliação da intensidade, da qualidade e dos fatores que interferem na dor experimentada pelo paciente ortopédico.

Palavras-chave : Cirurgia ortopédica; Dor aguda; Enfermagem perioperatória; Sala de recuperação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português