SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue4Walking improves sleep quality and mood status of women with fibromyalgia syndromeAnti-inflammatory effect of dietary supplementation with omega-3 fatty acids in rats author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Dor

Print version ISSN 1806-0013

Abstract

BROOKS, Joseph Bruno Bidin et al. Variações anatômicas do nervo ciático em um grupo de cadáveres brasileiros. Rev. dor [online]. 2011, vol.12, n.4, pp. 332-336. ISSN 1806-0013.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-00132011000400009.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: O nervo ciático está frequentemente envolvido em situações de dor. É um nervo longo, propenso a lesões que podem ser consequência de trauma, inflamação e aprisionamento. Um causa possível de dor ciática deriva do músculo piriforme, que mantém estreita relação anatômica com o nervo ciático. O objetivo do presente estudo foi avaliar as características do nervo ciático e de sua relação com o músculo piriforme em um grupo de cadáveres brasileiros. MÉTODO: Dissecção anatômica de 40 membros inferiores com estudo detalhado do nervo ciático e do músculo piriforme. RESULTADOS: As variações de relação anatômica entre o nervo ciático e o músculo piriforme foram raras. Dados de comprimento e largura do nervo ciático foram semelhantes àqueles descritos na literatura. CONCLUSÃO: A síndrome do piriforme é uma condição dolorosa, considerada por muitos como sendo relacionada às variações anatômicas entre o nervo ciático e o músculo piriforme. A raridade de tais variações, tanto no presente estudo como em publicações por outros grupos, sugere que a síndrome dolorosa possa ocorrer frequentemente sem que existam variações anatômicas.

Keywords : Dor; Membros inferiores; Músculo piriforme; Nervo ciático.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese