SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Identification of pain in neonates by medical students, residents in pediatrics and neonatologySymptoms and functional limitations of patellofemoral pain syndrome patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Dor

Print version ISSN 1806-0013

Abstract

COSTA, Aline Isabella Saraiva  and  CHAVES, Marcelo Donizetti. Dor em pacientes oncológicos sob tratamento quimioterápico. Rev. dor [online]. 2012, vol.13, n.1, pp. 45-49. ISSN 1806-0013.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-00132012000100008.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: O câncer em estágio avançado geralmente causa dor cuja intensidade varia com a sua localização, o grau de evolução e o tipo de tratamento. O objetivo deste estudo foi avaliar a dor em pacientes oncológicos que estão ou estiveram em tratamento quimioterápico em hospital no município de Imperatriz-MA. MÉTODO: Os dados foram coletados a partir de questionários contendo identificação, doenças pré-existentes, manifestações clínicas, a escala numérica de avaliação da dor e o questionário McGill. RESULTADOS: Observou-se que o câncer de mama (50%) e o câncer de pulmão (38,8%) foram respectivamente os mais prevalentes no gênero feminino e masculino. A dor foi relatada por 58,6% dos pacientes no momento da entrevista ou na semana da mesma, sendo os locais mais relacionados: membros superiores e inferiores (18,5%) e tórax (11,1%). A intensidade média da dor avaliada pela escala numérica foi 6,7 ± 1,83, o que pode ser caracterizada dor de moderada intensidade e pelo questionário McGill, foi caracterizada como sensorial. CONCLUSÃO: A dor de moderada intensidade e de caráter sensorial estava presente na maioria dos pacientes oncológicos levando-os a perda de energia para executar atividades diárias.

Keywords : Câncer; Dor; Enfermagem; Medição da dor.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese