SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Ultrassom estático e terapia manual para tratamento da enxaqueca refratária. Relato de casoMeralgia parestésica secundária a laparoscopia cirúrgica para miomectomia. Relato de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Dor

versão impressa ISSN 1806-0013

Resumo

VASCONCELOS FILHO, Paulo de Oliveira; ZYLBERSZTEJN, Fernando Henrique Machado de Carvalho; SILVA, Magda Aparecida Santos da  e  PEREIRA, Mara Helena Corso. Tratamento alternativo para neuralgia pós-herpética após transplante pulmonar. Relato de caso. Rev. dor [online]. 2012, vol.13, n.1, pp. 85-88. ISSN 1806-0013.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-00132012000100016.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A neuralgia pós-herpética (NPH) é a dor que permanece após o desaparecimento do episódio agudo de herpes zoster. O objetivo deste estudo foi relatar o tratamento da dor da NPH em paciente transplantado pulmonar. RELATO DO CASO: Paciente do sexo masculino, 73 anos, transplantado pulmonar há três anos, em uso de imunossupressores. Desenvolveu quadro de herpes zoster há um ano, com vesículas no oitavo espaço intercostal do hemitórax direito (HTD). O tratamento foi efetivo com ganciclovir; entretanto, o paciente evoluiu com dor em queimação, intensa, constante, com piora no último mês, com intensidade pela escala visual numérica (EVN) de 9, mesmo com uso de 600 mg/dia de gabapentina. Ao exame físico apresentava uma lesão avermelhada no HTD, hiperestésica. Foi instituído tratamento com gabapentina (900 mg), amitriptilina (25 mg), dipirona (8 g) e oxicodona (20 mg) ao dia. Feita a aplicação de laser de baixa intensidade (LBI) diariamente por uma semana, seguido de tratamento com amitriptilina tópica a 4%. A intensidade da dor diminuiu para 5. A frequência de aplicação do LBI diminuiu para uma vez a cada dois dias com melhora significativa com EVN entre 1 e 2. Teve alta hospitalar, com 25 mg/dia de amitriptilina oral e amitriptilina tópica a 4%. CONCLUSÃO: O uso do LBI e da amitriptilina tópica foi eficaz para remissão do quadro doloroso.

Palavras-chave : Amitriptilina; Herpes zoster; Raios laser; Transplante de pulmão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês