SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Postoperative pain in patients submitted to elective craniotomyEvaluation of intestinal habits of cancer patients under morphine for pain control author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Dor

Print version ISSN 1806-0013

Abstract

BEZERRA, Berta Priscilla Nogueira et al. Prevalência da disfunção temporomandibular e de diferentes níveis de ansiedade em estudantes universitários. Rev. dor [online]. 2012, vol.13, n.3, pp.235-242. ISSN 1806-0013.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-00132012000300008.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A dor orofacial tem merecido maior ênfase em saúde pública, pela sua incidência crescente, a abrangência de grupos etários cada vez mais precoces, uma associação possível com a saúde mental e as implicações na qualidade de vida dos acometidos. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a prevalência da disfunção temporomandibular (DTM) e dos diferentes níveis de ansiedade, em acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba. MÉTODO: Estudo transversal, com abordagem indutiva e análise estatística descritiva e inferencial com 336 acadêmicos. Para a coleta dos dados, aplicaram-se formulários contendo o Índice Anamnésico, e o Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE). Utilizaram-se os testes Qui-quadrado de Pearson e Exato de Fisher, adotando-se um intervalo de confiança de 95%. RESULTADOS: 48,2% dos indivíduos apresentavam DTM leve, 11,3% moderada e 3% grave. A DTM foi mais frequente em indivíduos solteiros, do gênero feminino, na faixa etária dos 18 aos 22 anos, com sintoma de tensão emocional. Os acadêmicos de Fisioterapia apresentaram significativamente maior necessidade de tratamento para DTM e valores mais elevados do nível de ansiedade. CONCLUSÃO: Identificou-se elevada incidência de DTM nos acadêmicos dos diversos cursos, com prevalência maior nos de Fisioterapia.

Keywords : Ansiedade; Estudantes de Ciências da Saúde; Prevalência; Síndrome da disfunção da articulação temporomandibular.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License