SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Depressive disorder and fibromyalgia: association to early life stress. Case reportTopic 4% lidocaine for occupational therapy of patients with complex regional pain syndrome: case reports author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Dor

Print version ISSN 1806-0013

Abstract

SETTA, Helton José Bastos; GONCALVES, Odiléa Rangel; TELLES, Carlos  and  VERCOSA, Nubia. Tratamento da dor neuropática crônica pós-trauma com o uso do bloqueio periférico: relato de caso. Rev. dor [online]. 2012, vol.13, n.3, pp. 287-290. ISSN 1806-0013.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-00132012000300016.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: As dores neuropáticas podem apresentar sinais inequívocos, mas, podem ser de difícil diagnóstico e o tratamento é difícil. O objetivo deste estudo foi relatar o caso de um paciente com dor crônica pós-traumática, com baixa adesão ao tratamento farmacológico e que foi tratado com bloqueios periféricos e adjuvantes. RELATO DO CASO: Paciente do gênero masculino, 42 anos, sofreu acidente automobilístico com trauma no quadril e na região lombar direita. Foi submetido à laparotomia exploradora com nefrectomia direita, osteossíntese de fêmur direito e de semilunar direito. Evoluiu com dor na região lombar direita que não melhorava com as medicações prescritas e com baixa adesão ao esquema terapêutico proposto, devido a sua difícil situação socioeconômica. Optou-se pelos bloqueios de nervos periféricos, em cinco sessões, realizados em regime ambulatorial. CONCLUSÃO: O tratamento com os bloqueios de nervos periféricos na região lombar foi eficaz e reduziu as sintomatologias da dor neuropática em até 60%, permanecendo com intensidade entre 3 e 4 pela escala analógica visual e ausência de dor ao toque da cicatriz.

Keywords : Bloqueios de nervos periféricos; Dor crônica; Hiperestesia; Lidocaína.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese