SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Pain in children with cerebral palsy and implications on nursing practice and research: integrative reviewTotal spinal anesthesia after stellate ganglion block in complex regional painful syndrome patient: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Dor

Print version ISSN 1806-0013

Abstract

CELINSKI, Andersen Ieger et al. Eletromiografia de superfície em disfunção temporomandibular: revisão sistemática. Rev. dor [online]. 2013, vol.14, n.2, pp.147-150. ISSN 1806-0013.  http://dx.doi.org/10.1590/S1806-00132013000200015.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A eletromiografia de superfície (ES) permite uma avaliação não invasiva do fenômeno bioelétrico durante o estado de repouso do músculo avaliado bem como a comparação com sua atividade durante a contração muscular. O objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade do uso de ES em pacientes diagnosticados com disfunção temporomandibular segundo os critérios Research Diagnostic Criteria for Temporomandiublar Disorders (RDC/TMD) eixo I. CONTEÚDO: A revisão de literatura foi realizada a partir das bases de dados LILACS, Medline e Scielo, cobrindo o período de janeiro de 1987 a fevereiro de 2012. Ensaios clínicos randomizados e controlados, ensaios clínicos e testes clínicos que avaliaram ES, sinais e sintomas de desordens temporomandibulares (DTM) diagnosticados pelo critério RDC/TMD foram incluídos. A estratégia de busca resultou em 182 artigos, dos quais oito preencheram os critérios de inclusão, sendo que um caracterizava um estudo clínico randomizado e sete eram estudos longitudinais sem critérios de randomização. Em todos os estudos, o método utilizado para detectar e analisar a atividade elétrica dos músculos da mastigação (corpo do masseter e feixe anterior do temporal) foi a ES, sendo empregada com certa facilidade e seguindo os padrões para o exame. No entanto, foram utilizados diferentes modelos experimentais e seleção das amostras, causando dificuldades na comparação dos resultados. CONCLUSÃO: Dentro das limitações deste estudo, foi possível constatar que embora a ES em DTM não deva ser utilizada para diagnóstico, ela pode auxiliar no acompanhamento da evolução dos tratamentos de DTM.

Keywords : Disfunção temporomandibular; Eletromiografia; Eletromiografia de superfície; Masseter; Músculos da mastigação; Research Diagnostic Criteria; Temporal.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License