Acessibilidade / Reportar erro

Caracterização da dor em pacientes com doença de Parkinson* * Recebido do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, Ambulatório de Neurologia/Programa Pró-Parkinson, Recife, PE, Brasil.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A dor na doença de Parkinson é uma queixa muito frequente, podendo preceder o diagnóstico da doença. O objetivo deste estudo foi avaliar a dor num grupo de pacientes com doença de Parkinson de um serviço de atendimento especializado.

MÉTODOS:

Trata-se de um estudo observacional da dor em pacientes com doença de Parkinson no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco. A amostra de conveniência, obtida entre julho e agosto de 2011, foi composta por 24 sujeitos, sendo 17 do gênero masculino e 7 do gênero feminino, com idades que variaram de 42 a 50 (média=64,3) anos e 48 a 66 (média=58,7) anos, respectivamente. Utilizou-se a sessão III da Escala Unificada de Avaliação da Doença de Parkinson, a classificação segundo o estágio da doença de Hoehn e Yahr (HY), o questionário de dor McGill e o Mini-Exame do Estado Mental.

RESULTADOS:

A região específica do corpo com dor mais frequente foi coluna lombar (50%). As regiões categorizadas com maior percentual de queixas foram: tronco (66,7%) e membros (37,5% - superiores; 37,5% - inferiores). A maioria dos pacientes referiu dor em apenas uma região do corpo, independentemente de se analisar as regiões específicas ou categorizadas (37,5%). Não houve diferença significativa na pontuação proporcional atingida por cada componente da pontuação do questionário McGill. Pacientes com doença de Parkinson do grupo rígido-acinético apresentaram maior número de regiões do corpo com dor. A comparação entre as pontuações dos índices de McGill, segundo o sintoma predominante e segundo o estágio da doença de Parkinson (HY) não apresentou diferença significativa.

CONCLUSÃO:

No presente estudo, todos os pacientes com doença de Parkinson referiram dor. Apesar de a dor representar um dos sintomas não motores mais frequentes, muitos aspectos da dor relacionada à doença de Parkinson necessitam de investigação, tais como qual seria a melhor categorização da dor e que metodologia poderia distinguir melhor os diferentes mecanismos dos vários tipos de dor.

Distúrbios sensoriais; Doença de Parkinson; Dor; Mensuração da dor


Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 cj 2, 04014-012 São Paulo SP Brasil, Tel.: (55 11) 5904 3959, Fax: (55 11) 5904 2881 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br