Acessibilidade / Reportar erro

Reconstrução aloplástica total da articulação temporomandibular* * Recebido da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

As disfunções temporomandibulares são constituídas por uma variedade de doenças que envolvem os músculos da mastigação, a articulação temporomandibular ou ambos. Por meio de tratamento clínico, a grande maioria dos pacientes apresenta melhora da função e do quadro de dor, porém quando essa terapia não apresenta resultados favoráveis, o tratamento cirúrgico deve ser considerado. A reconstrução total da articulação através de próteses articulares é uma das formas de tratamento cirúrgico. O objetivo deste estudo foi avaliar o estágio atual das reconstruções da articulação temporomandibular, por meio de próteses totais.

CONTEÚDO:

Realizou-se uma revisão por meio do cruzamento dos descritores selecionados no período dos últimos 25 anos sobre reconstrução por próteses das estruturas articulares da articulação temporomandibular.

CONCLUSÃO:

A escassez de artigos científicos de grande relevância relacionados à reconstrução por próteses de articulação temporomandibular gera a impossibilidade da realização de uma revisão sistemática, o que faz com que o procedimento ainda seja visto e indicado com cautela.

Cirurgia maxilofacial; Prótese articular; Transtornos da articulação temporomandibular


Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 cj 2, 04014-012 São Paulo SP Brasil, Tel.: (55 11) 5904 3959, Fax: (55 11) 5904 2881 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br