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O ensino de intervenções de Enfermagem como estratégia não farmacológica para alívio da dor* * Recebido da Faculdade Mario Schenberg, Cotia, SP, Brasil.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Justifica-se a realização da presente pesquisa baseando-se na relevância de serem pontuadas as estratégias das quais a equipe de Enfermagem possa lançar mão de modo a contribuir para o gerenciamento da dor, tendo em vista a pertinência que a dor assume como o 5° sinal vital. O objetivo deste estudo foi descrever quais as intervenções de Enfermagem a serem ensinadas como estratégias para o alívio da dor, de acordo com a percepção dos enfermeiros docentes.

MÉTODOS:

Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória com enfoque qualitativo. O cenário foi um Curso de Graduação em Enfermagem e os participantes foram os docentes enfermeiros que lecionaram disciplinas de Enfermagem. Todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados coletados mediante entrevista semiestruturada gravada em áudio, foram posteriormente organizados em categorias.

RESULTADOS:

Da análise dos dados coletados emergiu a categoria “O cuidado de Enfermagem como intervenção não farmacológica no gerenciamento da dor”. Constituíram estratégias específicas de atuação da Enfermagem, no processo de ensino dos graduandos, cuidados complementares como a comunicação eficaz, o posicionamento e a mobilização do paciente e apoio com artefatos, somados ao acompanhamento dos seus familiares.

CONCLUSÃO::

As intervenções de Enfermagem adotadas como terapias não farmacológicas no gerenciamento da dor constituíram as estratégias utilizadas pelos docentes no processo de ensino.

Analgesia; Cuidados de Enfermagem; Docentes de Enfermagem


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