Acessibilidade / Reportar erro

Analgesia dos períodos pré e pós-operatório em cirurgias ortopédicas* * Recebido do Hospital Escola de Itajubá, Faculdade de Medicina de Itajubá, Itajubá, MG, Brasil.

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A dor é comum nas enfermarias e dificulta o tratamento e a recuperação dos pacientes, principalmente ortopédicos. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar a adequação da analgesia em pacientes submetidos a cirurgias ortopédicas, no pré e pós-operatório, e verificar possíveis variáveis preditoras da adequação analgésica desses pacientes nos dois momentos.

MÉTODOS:

Trata-se de um estudo quase-experimental com dois grupos, pré e pós-operatório ortopédico, realizado através de entrevista estruturada, exame físico e análise de prontuário, na Clínica Cirúrgica do Hospital Escola da Faculdade de Medicina de Itajubá/MG, desenvolvido com pacientes no pré e pós-operatório de cirurgia ortopédica.

RESULTADOS:

Foram avaliados 31 pacientes, todos tinham prescrição médica de algum fármaco analgésico, sendo o opioide fraco o mais prescrito em 84% dos casos no pré-operatório passando para 87% no pós-operatório; 39% não apresentavam dor no pré-operatório, diminuindo para 36% no pós-operatório. Por outro lado, 39% dos pacientes apresentaram dor moderada a intensa no pré-operatório, aumentando para 45% no período pós-operatório, 74% apresentaram adequação analgésica no pré-operatório, aumentando para 81% no pós-operatório.

CONCLUSÃO:

A maior parte dos pacientes desta pesquisa tinha adequação analgésica no pré e pós-operatório de cirurgia ortopédica. Na amostra estudada, as variáveis selecionadas não apresentaram predição da adequação analgésica nos dois momentos da cirurgia ortopédica.

Descritores:
Analgesia; Dor; Mensuração da dor; Ortopedia

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 cj 2, 04014-012 São Paulo SP Brasil, Tel.: (55 11) 5904 3959, Fax: (55 11) 5904 2881 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br