Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do conhecimento fisiológico da dor de estudantes de fisioterapia

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A dor é um grave problema mundial de saúde, tornando o gerenciamento dessa condição um desafio para os profissionais de saúde. O estudo da dor tem sido abordado de maneira superficial durante o processo de formação desses profissionais, refletindo-se em práticas clínicas ineficazes. O objetivo deste estudo foi avaliar o grau do conhecimento neurofisiológico da dor de estudantes de fisioterapia, após serem utilizadas estratégias ativas de ensino-aprendizagem na abordagem do tema.

MÉTODOS:

Foi conduzido um estudo experimental não controlado com 14 estudantes do quinto período do curso de Fisioterapia. Durante o período letivo, o aprendizado da neurofisiologia da dor foi baseado em estratégias ativas de ensino-aprendizagem, com foco problematizador e aplicação prática das possíveis soluções por parte dos estudantes. O Questionário Neurofisiológico da Dor foi utilizado para avaliar o conhecimento da neurofisiologia da dor, antes e após o curso da disciplina.

RESULTADOS:

Foi observada melhora significativa (p=0,002) do percentual de acertos no Questionário Neurofisiológico da Dor final da intervenção quando comprado à avaliação inicial.

CONCLUSÃO:

Os alunos de fisioterapia obtiveram melhora do conhecimento neurofisiológico da dor com a utilização de estratégias ativas de ensino-aprendizagem.

Descritores:
Aprendizagem ativa; Avaliação educacional; Dor; Educação superior; Fisioterapia

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 cj 2, 04014-012 São Paulo SP Brasil, Tel.: (55 11) 5904 3959, Fax: (55 11) 5904 2881 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br