SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Clinical study on head and jaw position of patients with muscle temporomandibular disorderAvaliação da intensidade da dor de pacientes renais crônicos em tratamento hemodialítico author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Dor

Print version ISSN 1806-0013On-line version ISSN 2317-6393

Abstract

SIQUEIRA, Silvia Regina Dowgan Tesseroli de; TEIXEIRA, Manoel Jacobsen  and  SIQUEIRA, José Tadeu Tesseroli de. A compreensão da dor pelo paciente pode ajudar no tratamento da neuralgia do trigêmeo?. Rev. dor [online]. 2016, vol.17, n.2, pp.93-95. ISSN 1806-0013.  http://dx.doi.org/10.5935/1806-0013.20160022.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Verificar a eficácia do tratamento da dor, por meio de uma proposta educativa para a abordagem de pacientes com neuralgia do trigêmeo, uma dor crônica com alto índice de limitações em atividades diárias.

MÉTODOS:

Oito pacientes com neuralgia do trigêmeo em tratamento frequentaram encontros semanais sobre a dor em um hospital geral de referência. Eles apresentavam dor incontrolável apesar dos tratamentos e por isso compareciam em atendimentos com alta frequência (1 vez a cada 1 ou 2 semanas). Eles foram convidados a participar de uma série de encontros (4) para receber informações e discutir sobre a doença e a dor.

RESULTADOS:

Observou-se que houve um aumento nos intervalos de tempo entre as consultas de 2 pacientes, que passaram de visitas semanais para bienais, e 6 pacientes tiveram alta e controle dos sintomas.

CONCLUSÃO:

Educação em dor auxiliou no seu manuseio pelos pacientes e em seu enfrentamento, por meio do entendimento de sua condição e no aumento de habilidades para lidar com ela, reduzindo visitas ao ambulatório por conta da menor recorrência de dor.

Keywords : Atendimento de pacientes; Dor crônica; Dor neuropática; Idosos; Neuralgia do trigêmeo.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )