SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Avaliação da intensidade da dor de pacientes renais crônicos em tratamento hemodialíticoPain prevalence on public servants: association with sedentary behavior and physical leisure activity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Dor

Print version ISSN 1806-0013On-line version ISSN 2317-6393

Abstract

FOCOSI, Alessandra Spedo  and  SOUZA, Rosane Mantilla de. O mapa da dor crônica na internet: um estudo exploratório. Rev. dor [online]. 2016, vol.17, n.2, pp.101-105. ISSN 1806-0013.  http://dx.doi.org/10.5935/1806-0013.20160024.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

O acesso à Internet cresce progressivamente e ela é considerada a primeira fonte de informação, inclusive sobre saúde. Há um aumento da prevalência de pacientes com dores crônicas e o acesso à assistência especializada ainda é escasso. A web tem a possibilidade de abranger maior número de pessoas, mas ainda há poucos estudos que exploram a relação entre dor e Internet. Assim, o objetivo deste estudo foi caracterizar o universo com o qual os brasileiros se deparam ao pesquisar sobre dor na Internet.

MÉTODOS:

Foi utilizada análise documental da primeira página de busca do Google web empregando oito descritores, selecionados considerando pesquisa bibliográfica, ferramenta Google Trends e diferentes modos de expressão da população ("dor"; "dor crônica"; "eu tenho dor"; "eu sinto dor"; "dor de cabeça"; "cefaleia"; "dor nas costas"; e "dor lombar").

RESULTADOS:

Obtiveram-se ao final da pesquisa 64 resultados válidos, categorizados em websites e Virtual Settlement. Dentre os websites encontraram-se páginas: de portais de saúde (19); desenvolvidas por especialistas ou sociedades médicas (14); de jornais e revistas online (19); ou de bibliotecas virtuais (2). Na categoria Virtual Settlement: destacam-se blogs (1), fóruns (3), páginas do Facebook (1); vídeos do Youtube (1) e páginas da Wikipédia (4). Também se observou portais que permitem interação entre os usuários e administradores dos sites.

CONCLUSÃO:

Estão disponíveis na Internet muitas informações sobre dor, o que alerta para a importância de o profissional de saúde utilizar a Internet como aliada na promoção de saúde de seus pacientes e saber manusear suas desvantagens.

Keywords : Dor crônica; Empoderamento; Internet.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )