Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do conhecimento de dor pós-operatória entre participantes em jornada científica virtual em Anestesiologia

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A dor pós-operatória continua sendo subtratada, o que está associado ao aumento de morbimortalidade. O objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento de médicos que se inscreveram em jornada virtual em Anestesiologia. O anestesiologista é profissional frequentemente envolvido no tratamento da dor pós-operatória.

MÉTODOS:

Quinhentos participantes de uma jornada virtual em Anestesiologia foram convidados a responder a questionário disponível no site SurveyMonkey sobre conhecimentos específicos em dor pós-operatória e o seu tratamento.

RESULTADOS:

Responderam ao questionário 136 indivíduos e, segundo a opinião de 94,86% deles, o tratamento da dor pós-operatória pode diminuir a incidência da dor pós-operatória persistente. Para 72 participantes (52,95%) a dor pós-operatória é bem tratada onde atuam. Para 71 participantes, mais de 50% dos pacientes apresentam dor pós-operatória. Excluindo o medo do ato anestésico, os maiores temores dos pacientes, segundo resposta de 49,26 e 37,5% dos entrevistados, é o de sentir dor durante a realização do procedimento cirúrgico e após a realização da cirurgia, respectivamente. Para 74, (75%) participantes a prescrição "se necessário" de analgésicos deve ser evitada na dor pós-operatória.

CONCLUSÃO:

Os participantes da jornada virtual, de modo geral, têm pouco conhecimento da problemática da dor pós-operatória, provavelmente em decorrência do seu pouco contato com os pacientes internados. Essas deficiências podem ser sanadas com a educação continuada, e melhorias nos programas curriculares e de residência da faculdade de medicina.

Descritores:
Anestesiologia; Conhecimento; Dor aguda

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 cj 2, 04014-012 São Paulo SP Brasil, Tel.: (55 11) 5904 3959, Fax: (55 11) 5904 2881 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br