SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Nociceptive evaluation of the association between physical exercises and platelet-rich fibrin in Wistar rats submitted to median nerve compressionPain and injury in adolescent dancers: systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Dor

Print version ISSN 1806-0013On-line version ISSN 2317-6393

Abstract

VIEIRA, Érica Brandão de Moraes  and  PIMENTA, Cibele Andrucioli de Mattos. O uso da exposição gradual para a crença de medo da dor e evitação do movimento em pacientes com lombalgia crônic. Rev. dor [online]. 2016, vol.17, n.2, pp.125-131. ISSN 1806-0013.  http://dx.doi.org/10.5935/1806-0013.20160029.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Medo da dor e evitação do movimento é uma crença que contribui para o aumento da incapacidade e alterações do humor em pacientes com lombalgia crônica. A exposição é uma técnica utilizada para essa crença, porém ainda não há um consenso sobre a melhor forma de executá-la em pacientes com lombalgia. O objetivo deste estudo foi analisar o uso da exposição gradual para a crença de medo da dor e evitação do movimento em pacientes com lombalgia crônica.

CONTEÚDO:

Para busca da literatura analisaram-se as bases e bancos de dados Pubmed, PsycInfo, Web of Science, Cinahl e LILACS, no período entre 2000 e 2015. Critérios de elegibilidade foram estabelecidos para seleção dos estudos. Os estudos foram selecionados primeiramente a partir do título e resumo. Em seguida foram lidos na íntegra. Resultaram da busca bibliográfica 91 estudos. Destes, 38 foram selecionados para a leitura na íntegra. Entre os selecionados, 10 foram excluídos após leitura na íntegra e 19 estavam repetidos. Aplicando-se os critérios de elegibilidade, restaram 9 estudos, que foram incluídos: quatro são estudos antes e depois, um relato de casos, um é estudo quase experimental e três são ensaios clínicos randomizados.

CONCLUSÃO:

A maioria dos estudos desta revisão comparou exposição ao vivo com atividade gradual, porém não especificam como foram realizadas. Ainda não há clareza sobre as vantagens ou métodos de como realizar a exposição gradual em pacientes com lombalgia, necessitando de maiores estudos de intervenção sobre o tema.

Keywords : Exposição; Lombalgia; Medo da dor e evitação do movimento.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )