SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Graded exposure for fear of pain and movement avoidance belief in chronic low back pain patientsNutrition, quality of life and palliative care: integrative review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Dor

Print version ISSN 1806-0013On-line version ISSN 2317-6393

Abstract

SILVA, Andressa Melina Becker da  and  ENUMO, Sônia Regina Fiorim. Dor e lesões em bailarinos adolescentes: revisão sistemática. Rev. dor [online]. 2016, vol.17, n.2, pp.132-135. ISSN 1806-0013.  http://dx.doi.org/10.5935/1806-0013.20160030.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A dança não é uma modalidade esportiva, mas, por ter competições, exige muito preparo físico dos bailarinos, o que ocasiona quadros álgicos, os quais, por sua vez, levam a lesões. Na adolescência, essa condição é mais grave, pois o corpo está em desenvolvimento. Considerando a importância de estudar essa condição de risco à saúde de bailarinos na adolescência, este estudo apresenta uma revisão sistemática da literatura nacional e internacional sobre a dor e lesões nessa população, identificando o tipo e local de dor, sua avaliação, causas e tratamentos.

CONTEÚDO:

Aplicando-se critérios de inclusão e exclusão, foram lidos na íntegra, 15 artigos científicos, publicados entre 2005 e 2015 em periódicos nacionais e internacionais, nas bases de dados da BIREME e Academic Search Premier. Os estudos revelaram o ballet clássico como a modalidade mais praticada. As partes do corpo mais indicadas com dor são os pés e os joelhos. A causa principal de dor é a repetição de movimentos e o excesso de treinamento. Foram citadas diversas lesões provocadas pela dança, apresentando, por exemplo, síndrome patelofemoral, hipermobilidade patelar e subluxação da patela, além de possíveis fatores relacionados. Como tratamentos para alívio da dor, são indicados a massagem, alongamento e fisioterapia; apenas um artigo citou a intervenção psicológica.

CONCLUSÃO:

O principal motivo para lesões em bailarinos adolescentes é o overtraining, e os lugares mais afetados são os pés e joelhos. As intervenções na dor são de caráter mais físico do que psicológico.

Keywords : Adolescente; Dança; Dor; Lesões.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )