SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Nutrition, quality of life and palliative care: integrative reviewAcute alcohol intoxication: uncommon complication associated to celiac plexus neurolysis during open surgical procedure in patient with refractory cancer pain. Case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Dor

Print version ISSN 1806-0013On-line version ISSN 2317-6393

Abstract

RONDINELLI, Marcio Curi; ANTUNES, Juliane de Macedo; SAMPAIO, Waleska de Castro  and  SANTOS, Jamila Ferreira Miranda dos. Implementação de um programa de controle da dor em hospital de traumatologia e ortopedia. Relato de caso. Rev. dor [online]. 2016, vol.17, n.2, pp.141-144. ISSN 1806-0013.  http://dx.doi.org/10.5935/1806-0013.20160032.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A dor é uma das mais frequentes queixas clínicas na prática diária, ambulatorial e hospitalar. Independentemente da sua causa, permanece subvalorizada e, consequentemente, sem tratamento adequado, resultando em insucessos no seu controle, prejudicando uma proposta de reabilitação física e social. O objetivo deste estudo foi apresentar o programa de controle da dor e divulgar as reais vantagens de sua implementação.

RELATO DO CASO:

Trata-se de um estudo descritivo com relato de experiência, em um hospital cirúrgico ortopédico, de referência nacional que atende exclusivamente pacientes do sistema único de saúde.

CONCLUSÃO:

Essa experiência e seus resultados incentivam a manutenção da Política de Controle da Dor e contribuem para referenciar a outras instituições de saúde os benefícios da implementação de programas e políticas semelhantes.

Keywords : Indicadores; Programa de controle da dor; Quinto sinal vital.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )