SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Implementation of pain control program in a traumatology and orthopedics hospital. Case reportPhysiotherapeutic intervention on pain and quality of life of systemic sclerosis elderly patients. Case reports author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Dor

Print version ISSN 1806-0013On-line version ISSN 2317-6393

Abstract

AFONSO, Giselle Lima; CARDOSO, Mirlane Guimarães de Melo; COELHO, Ivandete Pereira  and  CARDOSO, Bárbara Guimarães de Melo. Intoxicação alcóolica aguda: complicação rara associada a neurólise do plexo celíaco durante procedimento cirúrgico a céu aberto em paciente com dor oncológica refratária. Relato de caso. Rev. dor [online]. 2016, vol.17, n.2, pp.145-147. ISSN 1806-0013.  http://dx.doi.org/10.5935/1806-0013.20160033.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A neurólise do plexo celíaco é uma opção de tratamento da dor para pacientes com câncer abdominal refratário a outras abordagens. É acompanhada de reações adversas que são diagnosticadas e tratadas desde que o paciente receba monitorização e acompanhamento imediato após o procedimento. O objetivo deste estudo foi relatar o caso de uma paciente submetida a neurólise de plexo celíaco, evoluindo com sintomas de intoxicação alcoólica aguda diagnosticada na sala de recuperação pós-anestésica.

RELATO DO CASO:

Paciente do gênero feminino, 43 anos, com neoplasia de cabeça de pâncreas submetida a neurólise de plexo celíaco intraoperatório com 40mL de álcool a 98%, evolui na sala de recuperação pós-anestésica com hipotensão, hipoxemia e confusão mental, sintomas esses revertidos com hidratação por via venosa e elevação de membros inferiores.

CONCLUSÃO:

A alcoolização do plexo celíaco bloqueia definitivamente a dor visceral de pacientes com neoplasia de pâncreas, porém não está isenta de reações adversas, as quais podem evoluir para complicações graves caso não sejam prontamente diagnosticadas, tornando-se imprescindível o acompanhamento do paciente na sala de recuperação pós-anestésica.

Keywords : Dor oncológica; Intoxicação alcoólica aguda; Neurólise do plexo celíaco.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )