SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Physiotherapeutic intervention on pain and quality of life of systemic sclerosis elderly patients. Case reports author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Dor

Print version ISSN 1806-0013On-line version ISSN 2317-6393

Abstract

BEM-HAJA, Paola Lima; CANGA, José Carlos; ABREU, Yuri Louro de  and  BEDONI, Felipe Minotti. Síndrome de Ehlers-Danlos em paciente com dor crônica. Relato de caso. Rev. dor [online]. 2016, vol.17, n.2, pp.152-154. ISSN 1806-0013.  http://dx.doi.org/10.5935/1806-0013.20160035.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A síndrome de Ehlers-Danlos é uma doença do tecido conjuntivo que em alguns casos torna-se incapacitante. O objetivo deste estudo foi apresentar um caso raro diagnosticado no Ambulatório de Controle de Sintomas e Cuidados Paliativos com quadro doloroso importante.

RELATO DO CASO:

Paciente do gênero masculino, 17 anos, apresentou-se ao ambulatório com queixa de dor no corpo generalizada havia 4 anos. Referia história de hipermobilidade articular notada desde a infância.

CONCLUSÃO:

Neste caso realizou-se o diagnóstico de Síndrome de Ehlers-Danlos, tipo hipermobilidade, com base na história clínica e no exame físico, além dos critérios de Brighton. A adesão ao tratamento multidisciplinar mostrou impactante melhora na qualidade de vida do paciente.

Keywords : Dor articular; Hipermobilidade; Tratamento multidisciplinar.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )