Acessibilidade / Reportar erro

Caracterização da dor em pacientes onco-hematológicos e sua associação com a analgesia

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Entende-se que diante da crescente incidência no diagnóstico de câncer, deve-se intensificar a qualidade da assistência oferecida a esses pacientes, com o intuito de melhorar a qualidade de vida e amenizar o sofrimento dos pacientes e dos familiares. A assistência de enfermagem deve ser aprimorada e focada na avaliação da dor do paciente oncológico, para facilitar a caracterização da dor e, consequentemente, melhorar o tratamento multiprofissional. O objetivo deste estudo foi caracterizar a dor dos pacientes onco-hematológicos e associar com a analgesia ofertada.

MÉTODOS:

Estudo descritivo, prospectivo, longitudinal, desenvolvido com 20 pacientes que apresentaram diagnóstico de doença onco-hematológica e que estivesse internado na unidade de hematologia do Hospital Universitário Walter Cantídeo. Foram aplicadas as escalas analógicas visual e numérica da dor, multidimensional de avaliação de dor e o questionário de McGill.

RESULTADOS:

A principal causa de dor foi por infecção intestinal. Prevaleceu a dor aguda e que durava o dia todo. Pela escala multidimensional de avaliação de dor o descritor agudo mais relatado foi profundo e do crônico persistente. A palavra mais citada no McGill foi insuportável, com a categoria avaliativa sendo a mais utilizada. Na avaliação da analgesia, percebeu-se que 13 das 20 prescrições médicas estavam incompatíveis com as recomendações da Organização Mundial da Saúde.

CONCLUSÃO:

As escalas são de extrema importância na mensuração e caracterização da dor. A enfermagem deve estar à frente na sua implantação e utilização nas unidades hospitalares, de maneira especial nas oncológicas pela alta incidência desse sintoma.

Descritores:
Analgesia; Dor; Enfermagem; Escalas; Oncologia

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 cj 2, 04014-012 São Paulo SP Brasil, Tel.: (55 11) 5904 3959, Fax: (55 11) 5904 2881 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br