SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 suppl.1Systemic drug therapy for neuropathic painInvasive treatment to control neuropathic pain author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Dor

Print version ISSN 1806-0013On-line version ISSN 2317-6393

Abstract

KRAYCHETE, Durval Campos; PALLADINI, Mariana Camargo  and  CASTRO, Anita Perpétua Carvalho Rocha. Farmacoterapia tópica da dor neuropática. Rev. dor [online]. 2016, vol.17, suppl.1, pp.95-97. ISSN 2317-6393.  https://doi.org/10.5935/1806-0013.20160058.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Os fármacos disponíveis e indicados como primeira linha de tratamento da dor neuropática são poucos e o emprego desses agentes pode ser limitado pela presença de efeitos adversos, prejudicando a aderência ao tratamento. O objetivo desta revisão foi avaliar se aos analgésicos tópicos disponíveis para uso apresentam eficácia clinica e se podem ser utilizados como alternativa ou como adjuvante no tratamento da dor neuropática.

CONTEÚDO:

Foi avaliado o efeito tópico dos anti-inflamatórios não hormonais, os antidepressivos tricíclicos, a capsaicina, a cetamina, a clonidina e os anestésicos locais no tratamento da dor neuropática de diversas etiologias.

CONCLUSÃO:

Poucos estudos da literatura validam o emprego de analgésicos tópicos no tratamento da dor neuropática. Por outro lado, a lidocaína tópica a 5% pode ser utilizada de forma segura, com bom efeito analgésico e tolerabilidade. A eficácia clinica dos analgésicos tópicos pode estar associada a escolha do veículo, a concentração do agente, o local da dor e a doença específica.

Keywords : Analgésicos; Dor neuropática; Tópicos; Tratamento.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )