Services on Demand
Journal
Article
Indicators
Cited by SciELO
Access statistics
Related links
Cited by Google
Similars in SciELO
Similars in Google
Share
Revista Dor
Print version ISSN 1806-0013On-line version ISSN 2317-6393
Abstract
KRAYCHETE, Durval Campos; PALLADINI, Mariana Camargo and CASTRO, Anita Perpétua Carvalho Rocha. Farmacoterapia tópica da dor neuropática. Rev. dor [online]. 2016, vol.17, suppl.1, pp.95-97. ISSN 2317-6393. https://doi.org/10.5935/1806-0013.20160058.
JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:
Os fármacos disponíveis e indicados como primeira linha de tratamento da dor neuropática são poucos e o emprego desses agentes pode ser limitado pela presença de efeitos adversos, prejudicando a aderência ao tratamento. O objetivo desta revisão foi avaliar se aos analgésicos tópicos disponíveis para uso apresentam eficácia clinica e se podem ser utilizados como alternativa ou como adjuvante no tratamento da dor neuropática.
CONTEÚDO:
Foi avaliado o efeito tópico dos anti-inflamatórios não hormonais, os antidepressivos tricíclicos, a capsaicina, a cetamina, a clonidina e os anestésicos locais no tratamento da dor neuropática de diversas etiologias.
CONCLUSÃO:
Poucos estudos da literatura validam o emprego de analgésicos tópicos no tratamento da dor neuropática. Por outro lado, a lidocaína tópica a 5% pode ser utilizada de forma segura, com bom efeito analgésico e tolerabilidade. A eficácia clinica dos analgésicos tópicos pode estar associada a escolha do veículo, a concentração do agente, o local da dor e a doença específica.
Keywords : Analgésicos; Dor neuropática; Tópicos; Tratamento.