SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Temporomandibular disorders and relationship with socio-demographic and clinical variables in a University of the state of Rio de JaneiroPain curriculum for graduation in Physiotherapy in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Dor

Print version ISSN 1806-0013On-line version ISSN 2317-6393

Abstract

KRAYCHETE, Durval Campos  and  DIRETORIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O ESTUDO DA DOR DE 2015 et al. Evidência clínica sobre dor visceral. Revisão sistemática. Rev. dor [online]. 2017, vol.18, n.1, pp.65-71. ISSN 2317-6393.  https://doi.org/10.5935/1806-0013.20170014.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A dor visceral é causada por anormalidades de órgãos como o estômago, rim, bexiga, vesícula biliar, intestinos ou outros e inclui distensão, isquemia, inflamação e tração do mesentério. É responsável por incapacidade física e psíquica, absenteísmo do trabalho e má qualidade de vida. O objetivo deste estudo foi discutir os principais aspectos da dor visceral relacionados a prevalência, etiologia e diagnóstico.

CONTEÚDO:

Foram revisados segundo os preceitos da Medicina Baseada em Evidência os enfoques etiológicos, diagnóstico e prognóstico da dor visceral nas bases de indexações biomédicas, LILACS, EMBASE e Pubmed. Não foram selecionados os estudos terapêuticos. Utilizou-se como estratégia de busca os termos: ("visceral pain"[MeSH Terms] OR ("visceral"[All Fields] AND "pain"[All Fields]) OR "visceral pain"[All Fields]). Somente foram incluídos os estudos publicados em português, inglês ou espanhol. Foram excluídas as revisões narrativas de conteúdo opinativo e procedimentos terapêuticos específicos das especialidades médicas. Também foram excluídos os estudos sobre dor visceral relacionada às doenças do coração, neoplásicas, musculoesqueléticas e a gestação.

CONCLUSÃO:

A dor visceral é uma condição heterogênea, cuja apresentação mais frequente é de dor abdominal no curso de síndrome do intestino irritável. Outras doenças cursam com dor visceral e o diagnóstico adequado é fundamental para o tratamento eficaz.

Keywords : Dor crônica; Dor visceral; Revisão sistemática.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )