Acessibilidade / Reportar erro

Efeito agudo da Kinesio Taping na dor e estabilidade do joelho. Relato de caso

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A estabilidade do joelho é fundamental para a execução de tarefas funcionais, mantendo a articulação dentro dos limites fisiológicos e evitando possíveis sobrecargas mecânicas. Um tipo de bandagem que vem ganhando destaque nos últimos anos é a Kinesio Taping, que é frequentemente usada como um recurso para melhorar a estabilidade articular e diminuir o quadro álgico. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito agudo do uso da Kinesio Taping na estabilidade e dor em paciente com instabilidade crônica de joelho.

RELATO DO CASO:

Paciente do sexo masculino, 46 anos, com instabilidade crônica de joelho, decorrente de pós-operatório tardio de lesão do ligamento cruzado anterior foi avaliado durante duas atividades funcionais (subida/descida no degrau e agachamento), antes e imediatamente após a Kinesio Taping. Os instrumentos de avaliação usados foram a escala analógica visual e a videometria para análise de pico do ângulo varo do joelho durante as atividades funcionais. Observou-se diminuição significativa (p<0,001) da média do pico de ângulo varo do joelho durante as atividades funcionais, subida/descida no degrau (Pré-Kinesio: 189,4; Pós-Kinesio: 186,2), e agachamento (Pré-Kinesio: 198,2; Pós-Kinesio: 189,6). Também houve diminuição da escala analógica visual, subida/descida no degrau (Pré-Kinesio: 4; Pós-Kinesio: 0) e agachamento (Pré-Kinesio: 3; Pós-Kinesio: 0).

CONCLUSÃO:

Os resultados do presente trabalho sugerem que a Kinesio Taping se mostrou eficaz na melhora da estabilidade dinâmica do joelho e diminuição da dor durante as atividades funcionais de subida/descida no degrau e agachamento.

Descritores:
Fisioterapia; Instabilidade articular; Ligamento cruzado anterior; Reabilitação

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 cj 2, 04014-012 São Paulo SP Brasil, Tel.: (55 11) 5904 3959, Fax: (55 11) 5904 2881 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br