SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Pain and dyspnea control in cancer patients of an urgency setting: nursing intervention results5-Fluorouracil induced late peripheral neuropathy. Case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Dor

Print version ISSN 1806-0013On-line version ISSN 2317-6393

Abstract

ALMEIDA, Darlan Castro  and  KRAYCHETE, Durval Campos. Dor lombar - uma abordagem diagnóstica. Rev. dor [online]. 2017, vol.18, n.2, pp.173-177. ISSN 2317-6393.  https://doi.org/10.5935/1806-0013.20170034.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A dor lombar é um problema que afeta 80% dos adultos em algum momento da vida, está entre as 10 primeiras causas de consultas a internistas e, em cada ano, trabalhadores se ausentam de suas atividades por mais de sete dias em razão dessa doença com grande impacto na produtividade e redução da economia. O objetivo deste estudo foi fornecer ao clínico que trabalha no atendimento primário uma maneira de abordagem adequada do paciente com dor lombar crônica, enfatizando o diagnóstico diferencial dessa doença.

CONTEÚDO:

A caracterização etiológica da dor lombar é um processo que exige uma abordagem propedêutica que inclua história clínica, exame físico e exames complementares. Foi desenvolvido, baseado na literatura, abordagem de dor lombar de origem mecânica, e outras menos comuns, como as que cursam com componente neuropático ou decorrentes de inflamação, infecção ou neoplasia.

CONCLUSÃO:

O diagnóstico da dor lombar é essencial, porém desafiador, para o médico no atendimento primário. A maioria dos pacientes portadores de lombalgia pode ser tratado no ambiente de atendimento primário, desde que o médico assistente tenha conhecimento apropriado da forma como elaborar o diagnóstico diferencial dessa doença.

Keywords : Atenção primária; Diagnóstico; Dor lombar.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )