SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue4Fractals in the didactic laboratoryUma proposta para o ensino de mecânica quântica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ensino de Física

Print version ISSN 1806-1117

Abstract

WELTNER, Klaus; INGELMAN-SUNDBERG, Martin; ESPERIDIAO, Antonio Sergio  and  MIRANDA, Paulo. A dinâmica dos fluidos complementada e a sustentação da asa. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2001, vol.23, n.4, pp. 429-443. ISSN 1806-1117.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-47442001000400009.

A explicação convencional da sustentação da asa, usando a lei de Bernoulli, apresenta equívocos graves que são aqui analisados. Usamos as leis de Newton para demonstrar coerentemente a sustentação que se origina na aceleração do ar para baixo pela asa. A velocidade do fluxo de ar acima da asa é maior do que abaixo dela. Mostramos que isto é decorrência e não causa da baixa pressão. Se uma linha de corrente for curva existe um gradiente de pressão perpendicular à velocidade, fato que não pode ser negligenciado na representação da dinâmica dos fluidos. A análise da curvatura das linhas de corrente em volta de um obstáculo esclarece a geração e a distribuição das pressões. Outras aplicações equivocadas da lei de Bernoulli são detalhadamente analisadas segundo o nosso enfoque. Apresentamos experimentos convincentes e facilmente realizáveis em sala de aula, compreensíveis mesmo para o ensino médio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese